Projeto de destaque
Liderei uma crise organizacional em uma multinacional brasileira com cerca de 700 funcionários. Durante esse desafio, atuei com foco em quatro pilares estratégicos:
1. Comunicação e ambiente de trabalho: mantive uma comunicação transparente e humanizada, garantindo suporte emocional para a equipe com mais de 230 atendimentos individuais e em grupo. Além disso, promovi iniciativas de reconhecimento e engajamento, essenciais em um cenário de incertezas;
2. Reorganização de atividades e estruturas: redesenhei funções e redistribuí recursos, direcionando 47% do efetivo operacional para atividades essenciais e requalificando os demais para novas funções, sem recorrer a reduções de quadro, respeitando o compromisso social da organização e bom relacionamento com principais stakeholders (funcionários, sindicato e comunidade);
3. Treinamento e desenvolvimento: fortaleci um ambiente contínuo de aprendizado, capacitando mais de 500 pessoas em competências técnicas e comportamentais essenciais para o momento, como resiliência e adaptabilidade, além de implementar um programa de educadores internos.
4. Produtividade e competitividade: busquei soluções inovadoras por meio de benchmarking e workshops colaborativos, gerando 20 ideias viáveis, das quais 13 foram implementadas, resultando em uma captura financeira de aproximadamente R$ 2,5 milhões anuais.
A crise me desafiou a liderar com empatia e estratégia, equilibrando os interesses organizacionais e mantendo o engajamento pessoas. Essa experiência permitiu transformar adversidades em oportunidades de desenvolvimento para todos os envolvidos.