Charline Carolino

Recursos Humanos
Principal expertise
Recursos Humanos
Perfils de empresas
Grande (acima de 1000 funcionários)
Industrias
Logística, Manufatura, Recursos Humanos
Áreas da empresa
Liderança, Business Partner
Empresa atual
NA
Cargo
Executiva de RH | Mentora de Carreira
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Braskem, Novonor
Resumo da trajetória
Executiva com cerca de 19 anos de experiência em Recursos Humanos (RH) na indústria química e entretenimento. Sólida experiência como Business Partner em empresa multinacional, liderando questões como desenvolvimento organizacional, gestão de talentos, redesenho de estruturas e processos organizacionais, cultura, ambiente de trabalho, relações trabalhistas e facilities. Mentora de Carreira.
Liderança no desenvolvimento e implementação da estratégia de pessoas, potencializando o alcance dos resultados do negócio. Experiência como parceira de negócio em Operações Comerciais, Industriais, Entretenimento e Funções de Suporte Globais. 
Atuação na gestão de mudanças e gerenciamento de crises, gestão de conflitos e transformação cultural. Realização de diagnóstico, aconselhamento, desenvolvimento de liderança e formação de equipes.

Facilito o desenvolvimento de líderes, encorajo profissionais, em especial, mulheres a avançarem em suas carreiras e ajudo empresas a construírem ambientes de trabalhos, éticos com resultados tangíveis no desenvolvimento de pessoas, das liderança e dos negócios. 
Meu trabalho é guiar profissionais a se reconectarem com quem realmente são, usando o autoconhecimento e despertando o potencial do ser humano na sua integralidade.



Projeto de destaque
 Liderei uma crise organizacional em uma multinacional brasileira com cerca de 700 funcionários. Durante esse desafio, atuei com foco em quatro pilares estratégicos:
 1. Comunicação e ambiente de trabalho: mantive uma comunicação transparente e humanizada, garantindo suporte emocional para a equipe com mais de 230 atendimentos individuais e em grupo. Além disso, promovi iniciativas de reconhecimento e engajamento, essenciais em um cenário de incertezas;
 2. Reorganização de atividades e estruturas: redesenhei funções e redistribuí recursos, direcionando 47% do efetivo operacional para atividades essenciais e requalificando os demais para novas funções, sem recorrer a reduções de quadro, respeitando o compromisso social da organização e bom relacionamento com principais stakeholders (funcionários, sindicato e comunidade);
 3. Treinamento e desenvolvimento: fortaleci um ambiente contínuo de aprendizado, capacitando mais de 500 pessoas em competências técnicas e comportamentais essenciais para o momento, como resiliência e adaptabilidade, além de implementar um programa de educadores internos.
 4. Produtividade e competitividade: busquei soluções inovadoras por meio de benchmarking e workshops colaborativos, gerando 20 ideias viáveis, das quais 13 foram implementadas, resultando em uma captura financeira de aproximadamente R$ 2,5 milhões anuais.
A crise me desafiou a liderar com empatia e estratégia, equilibrando os interesses organizacionais e mantendo o engajamento pessoas. Essa experiência permitiu transformar adversidades em oportunidades de desenvolvimento para todos os envolvidos.

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