Thiago Mazeto Garcia

Strategy
Principal expertise
Strategy
Perfils de empresas
Médio Porte, Grande Empresa, Multinacional
Industrias
Alimentos, Bens de Consumo, Marketing, Varejo
Áreas da empresa
Captações/M&A, Comercial, Dados, Estratégia, Inovação, Logística, Marketing, Produto
Empresa atual
Softys
Cargo
Diretor Estratégia & Revenue & marketing
Cidade
São Paulo
Principais empresas
BRF, LG, SOFTYS CMPC
Resumo da trajetória
Sou Thiago Mazeto, formado em Engenharia pela POLI-USP com pós-graduação em Administração na FGV. Tenho 42 anos, casado com um casal de filhos. Tenho mais de 20 anos de experiências nas áreas de Marketing, Gestão de Produto, Estratégia, Planejamento Estratégico, Vendas, Revenue Growth Management, Trade Marketing, PMI, M&A e Supply Chain. Altamente generalista, com ótimo trânsito entre áreas e muito analítico, com trajetória de estruturação de times e diretorias completas e gestão orientada ao consumidor, buscando insistentemente insights que transformem os negócios/marcas e o P&L. Iniciei minha carreira como trainee na Sadia, por onde fiquei por 5 anos em cadeiras de gerente de produto no marketing. Na sequência, para ampliar minhas competências para um executivo de marketing, assumi a cadeira de gerente de Insight Marketing e Planejamento Estratégico na LG Electronics. Após um ano na LG - e com mudança de escopo na diretoria de planejamento estratégico se tornando uma área Latam de marketing corporativo - decidi voltar ao Marketing com um desafio de ajudar a estruturar a área na Melhoramentos Papéis (Atual Softys, grupo CMPC - por onde fiquei por 14 anos). Assumi a posição de gerente de produto sênior e preparei todo o relançamento da principal linha de produtos de higiene da empresa. Ainda no mesmo ano a empresa foi vendida para a CMPC e, após passar pelo processo de integração, fiquei responsável pelas cadeiras de gerente de Marketing e Trade Marketing. Durante estes anos, trouxe ao Brasil categorias de personal care que não faziam parte do portfólio local (fraldas, absorventes, produtos incontinência), criando o que hoje é a 3a marca em market share no mercado brasileiro: Babysec Galinha Pintadinha. Para complementar a experiência, passei por quase 4 anos em vendas, estruturando a gerência nacional Key Account e levando a gestão orientada por sell-out para os canais de varejo, farma e indireto na região sudeste. Em 2017 deixei a atuação em campo - durante o momento no qual a empresa focou todos os esforços para melhorar a rentabilidade - e estruturei a criação da gerência de Revenue Growth Management. Contratei equipe, definimos processos e passei a ser responsável pela estratégia de pricing e políticas comerciais com nova estratégia de Go to Market. Um ano e meio depois, assumi a Diretoria de Marketing em conjunto com Revenue, para direcionar a estratégia de preços de maneira a levar ao comercial a estratégia das marcas e portfólio de produtos. Nos anos seguintes, liderei no Brasil os processos de M&A (due diligences e compras da Sepac em 2019 e Carta Fabril em 2021) e criei a diretoria de Estratégia e Consultoria Interna - de forma a orientar os esforços e recursos da empresa alinhando planejamento estratégico, PMI, PMO e Open Innovation. Atuei de maneira consultiva às demais diretorias, por meio de projetos estratégicos, desde suporte ao time comercial B2B a dimensionar um mercado de atuação até mesmo a sugerir e aprovar o fechamento de uma operação fabril não rentável. Concluindo minha passagem na Softys, após terminar o processo de preparação para integração com a Carta Fabril, assumi a diretoria de Supply Chain em 2022 com objetivo de aproximar a área do comercial e com reestruturação dos processos de planejamento visando redução drástica em working capital (dias de estoque e inventário matéria prima). 
Projeto de destaque
Dentre diversos projetos, vale destacar a criação da gerência e diretoria de Revenue Management na Softys, em 2017. Após anos em marketing e vendas, fui convocado para criar o processo, a área e os times para gestão estratégica de preços, nos mercados B2C e B2B da empresa. Fui a outras filiais fora do Brasil acompanhar a implantação dos projetos, contratei consultoria no Brasil e desenhei todo o playbook da área, processos, indicadores e metas. O grande destaue foi passar a gerir preços de maneira muito estratégica, fora das áreas comerciais (1o report direto ao CEO) e trazendo para a empresa metodologias de gestão por sell-out, posicionamento estratégico, ferramentas alinhadas ao ERP e, principalmente, ganhos significativos em termos de aumento médio de preços e redução da dispersão entre canais e clientes. Como parte relevante da minha carreira, fui sempre desbravador de áreas e formação de equipes. Na minha trajetória de 14 anos na última empresa (Softys) eu tive 8 cargos diferentes e, destes, somente 1 pré-existente. Os outros 7 eu criei do zero, desde definição de pessoas chave, processos chave e relevância estratégica para o negócio.

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