Juliana Morais Batista de Lima

Executive
Principal expertise
Executive
Perfils de empresas
Grande Empresa, Multinacional
Industrias
Alimentos, Bens de Consumo, Construção
Áreas da empresa
Administrativo, Captações/M&A, Dados, Estratégia, Inovação, Logística, Marketing, Produto, RH, Riscos, Tecnologia
Empresa atual
UniAngels
Cargo
CEO | CMO | Advisor | Consultant | Mentor | Investor
Cidade
Campinas
Principais empresas
Natura, Unilever, Tigre
Resumo da trajetória
• Líder sênior de Marketing com mais de 20 anos de experiência em bens de consumo, em empresas de perfis diversos como Unilever, Natura e Tigre.

• Ampla e versátil visão de negócios construída por uma carreira em T, através de atuação em Marketing (Construção, Desenvolvimento e Ativação de Marca, Planejamento Estratégico, Mídia, Digital, Comunicação, CMI, Inteligência de Mercado, Gestão de Categorias, Desenvolvimento de Produtos, Inovação, RP), Processos, Gerenciamento de Projetos, Supply Chain (Planejamento, Suprimentos) e P&D, em escopos global, regional e local, e em canais online, varejo e venda direta.

• Reconhecida por ser versátil, multicultural, pelas habilidades de planejamento estratégico, gestão de categorias e marcas, branding, inovação, pelo drive em dados e pela gestão próxima e positiva de times multifuncionais (times com mais de 30 pessoas) e multiculturais (Latam, Ásia, EUA, Europa), presenciais e à distância.

• Experiência na construção de marcas icônicas com propósito, colocando inovação, sustentabilidade (ESG) e ED&I como pilares fundamentais para a estratégia e execução da marca, alinhados com uma forte visão centrada no consumidor e apoiada por análises profundas de dados e tendências.

• Vivência em diferentes desafios corporativos: turnaround, M&A, internacionalização e mudança cultural, atuando tanto como líder de transformação e engajamento de times, quanto na revisão de planos estratégicos de marcas e categorias, com aprovação dos executivos C-Level. 

• Versátil na construção de relacionamentos com todos os níveis, desde C-Level até equipes operacionais, e todas as gerações (dos boomers aos GenZ), utilizando-as para desenvolver oportunidades de negócios e promover uma cultura de inovação, respeito mútuo e convergência.

• Habilidade em engajar e influenciar times, identificar talentos e fortalezas nas pessoas, e ajudá-las a expressar o que têm de melhor a oferecer.

• Último report aos Diretores Executivos de Negócios Latam, Brasil e EUA (estes, por sua vez, com report direto ao CEO do Grupo).

• Graduação em Engenharia de Alimentos com Pós-Graduação em Gestão & Estratégia de Empresas, ambas pela UNICAMP e Programas de Educação Executiva em Marketing (ESPM), Finanças (Fundação Dom Cabral) e em Estratégias de Marketing Digital (Northwestern Kellogg).

• Conselheira de Startups na UniAngels Venture Capital. Embaixadora do Instituto Capitalismo Consciente no Brasil.

• Inglês e espanhol fluentes.
 
✉ Email: julianambl@icloud.com
Projeto de destaque
—> Natura: 
- Head de Marcas, Categorias e Inovação: 
Gestão global de marketing de 4 categorias, impactando 10 marcas e 9 geografias. Liderança dos planos estratégicos de médio e longo prazos, roadmap de expansão de categoria, com aprovação C-Level. Brand building, incluindo reposicionamento de marca, hierarquia de mensagem, toolkits, playbooks e guidelines para times locais, inovação, produto, portfólio, precificação, plano de investimentos, mix de canais, P&L, KPIs de equity e comunicação. Liderança de time multifuncional de 10 pessoas. Reporte à Diretora de Unidade Global de Marketing.
• Liderei a revisão do plano estratégico de Maquiagem, que permitiu otimizar a arquitetura de marcas, maximizando investimentos e evitando canibalização interna dada a iminente aquisição da Avon. Ganhos em market share, margem bruta e equity de marca)
• Conduzi a revisão do plano estratégico de Rosto, com aprovação de seu roadmap de expansão de portfólio e de geografias, permitindo ampliar e adequar o portfólio e posicionamento de marca para âmbito global, proporcionando o “right to play” globalmente, além do “right to win” nas metas de negócio. Ganhos em market share, assumindo liderança no Brasil, Marca #1 nas Operações Internacionais, ganhos em Saúde de Marca.
• Liderei a revisão do plano estratégico de Cabelos, que trouxe recomendação de atuação no segmento Masstige através de uma estratégia clara de marcas, além de pipeline de inovação e revitalização de marcas de Cabelos – novos produtos, claims, design, diretrizes e estratégias de comunicação multicanal, posicionamento de preço, re-branding. A categoria conseguiu aumentar seus investimentos, com ganho de market share.
• Entreguei relançamento de marca de Proteção Solar (ganhos em receita bruta e indicadores ESG).
- Set up de novo segmento (presentes) para estas categorias – implementação completa do plano, gestão do P&L, com decisões no plano anual de marketing, comunicação e lançamentos de produtos. Reporte ao Head Global de Marketing de Maquiagem.
- Liderança na implementação do 1º piloto de Metodologia Ágil na inovação, na área de presentes - liderança de time de 30 pessoas no processo. Ganhos em Market Share e redução de time do market.

- Gestora Global de Portfólio:
- Coordenei ações de estruturação de nova área na Cia e fui responsável pela Gestão de Portfólio das categorias de Maquiagem, Rosto, Cabelos e Proteção Solar e pela Gestão do Pipeline de Inovação (pace de inovação e aderência estratégica). Responsável também pela Governança da Unidade de Negócios, gestão de resultados, temas transversais, fóruns, desenho de processos e conexões com as principais áreas stakeholders.    
- Liderei implementação de processo de otimização de portfólio global (30% de redução de portfólio aumentou produtividade em 43%, com manutenção de receita, reduzindo custos em 15% e impacto ambiental em 10%).

- Gestora de Projetos de Inovavao e Supply Chain:
Coordenei ações de estruturação de nova área na Cia e conectei e influenciei fornecedores, compradores, planejadores e times multifuncionais em projetos de inovação de produtos para entregar as melhores soluções em termos de qualidade, custos, capacidade, estratégias de sourcing e KPI’s ESG.

—> Tigre: 
- Head Global de Marketing:
Responsável por Marca, Digital, Mídia, Campanhas Publicitárias, Consumer Market Insights (CMI), Inteligência Competitiva, Trade Marketing Global, Marketing de Produto, Categoria, Relações Públicas (RP), Registros de Marca, Controle do budget de Marketing global (Corporativo e Unidades de Negócio Locais) da companhia. Liderança de equipe de 10 pessoas. Reporte aos Diretores Executivos de Negócios Latam, Brasil e EUA (estes, por sua vez, com report direto ao CEO do Grupo).
- Contribuí para o ganho de market share da marca no período em cenário de retração de mercado, por meio de ações como:
- Redesenhei o time de Marketing Global, modelando e sendo a guardiã da construção, desenvolvimento, ativação e reputação da Marca Corporativa, Masterbrand e submarcas do grupo.
- Liderei processo de troca da agência de publicidade responsável pela conta da marca há 22 anos, com o objetivo de rejuvenescer a marca, trazendo um olhar mais digital e moderno para ela.
- Liderei campanha publicitária (“Felizência”) no Brasil em canais on e off (TV aberta e fechada, streaming, redes sociais, DOOH, rádio) com 88% de alcance nacional, batendo todas as metas dos KPIs digitais, inclusive as da última grande campanha da marca (“Campanha 80 anos”).
- Criei e implementei metodologia ágil de branding para revitalização das categorias de negócio, trazendo linguagem mais moderna e um olhar estratégico e conceitual. 
- Ouvi mais de 18 mil clientes (profissionais de obra e varejistas) através de pesquisas qualitativas e quantitativas, trazendo insights para o negócio e liderando o processo de escuta de consumidores no segmento de construção.
- Validei método também inédito no segmento de construção, de medição de market share no Varejo e em Construção Civil.

—> Unilever:
-  Gestora de Projetos de Inovavao e Supply Chain:
- Liderança de times multifuncionais, gerenciando projetos de inovação em Skin Cleansing (Sabonetes), fazendo a gestão full 360 dos projetos da categoria (da ideia ao produto na gôndola), entregando também recomendações de estratégias de sourcing, e capabilities (CAPEX), habilitadores para o crescimento das marcas no médio-longo prazo, através da liderança e influência de times em mais de 15 geografias, incluindo times globais na Índia e EUA, e mais de 10 plantas na Latam, Alemanha e Índia.
- Gerenciei lançamento de Lifebuoy (Marca Antibac #1 na Asia) na Latam em tempo recorde (45% de redução) para atender à crise de Epidemia de Gripe Suína de 2009. Gerenciei projeto de lançamento de Dove Íntimo com redução de tempo de 70%, através da simplificação de soluções e do processo de tomada de decisão.

- Gestora de R&D:
BP de Marketing nos times de inovação das marcas da categoria de detergentes em pó. Estreita conexão com times de Marketing, CMI (Consumer Market Insights) e CTI (Consumer Technical Insights) e com os times globais na Holanda, Itália e Índia.
- Desenvolvi formulações em projetos de inovação cobrindo escopos locais, regionais e globais.

Sobre a Chiefs Group

Copyright © 2023 - Chiefs Group.