Projeto de destaque
Entre vários projetos relevantes ao longo da carreira, destaco a liderança do desenho e implementação da nova estratégia de marketing da BRF no contexto da fusão, que tinha como desafio reunir no mesmo portifólio as duas maiores marcas brasileiras de alimentos - Sadia e Perdigão - definindo papéis e posicionamentos claros, distintos e relevantes para ambas, de forma que a empresa como resultado da fusão pudesse ocupar maior espaço de valor no mercado do que as empresas antes ocupavam separadamente. Para isso foi necessário aprofundar estudos e pesquisas de mercado sobre as marcas e sobre a segmentação do mercado de alimentos no Brasil e no Mundo e definir posicionamentos estratégicos para ambas as marcas que as projetassem no futuro em territórios distintos e complementares, não apenas em termos de motivações de consumo atendidas mas também em termos dos desdobramentos de negócio, envolvendo para cada marca escopo de portifólio de categorias, arquitetura de sub-marcas, posicionamento de preço, escopo de atuação por região do país e mercados internacionais e por canal, plataformas de inovação de produto, novos sistemas de indentidade visual, plataformas de comunicação ao consumidor, incluindo início de processo de digitalização, etc. O projeto teve papel fundamental na definição do caminho a serem trilhados pelas duas marcas no anos seguintes a fusão, orientando a atuação estratégica nas diferentes categorias de produto que a BRF atua no Brasil e internacionalmente. Como resultado do projeto a marca Sadia especialmente fortaleceu-se bastante em termos de share, brand loyalty, com resultados recordes em 2014/15 no mercado brasileiro em termos de geração de EBITDA em 2014/15.