Marcelo Assaf

Marketing, Estratégia
Principal expertise
Marketing,Estratégia
Perfils de empresas
Média (de 16 à 999 funcionários), Grande (acima de 1000 funcionários)
Industrias
Alimentos, Consultoria, Saúde
Áreas da empresa
Branding, Marketing - Business Development
Empresa atual
Uno B+B (Owner)
Cargo
Diretor de marketing | CMO
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Unilever, Coca-Cola, BRF
Resumo da trajetória
Tenho uma carreira como executivo de marketing construída em papéis de liderança de marca, inovação, gestão de categorias (P&L) e trade marketing com passagens consistentes por empresas como Unilever, onde iniciei minha carreira, Coca-Cola, onde atuei em posições de field marketing e brand marketing, e BRF, na qual liderei desenho e implementação de estratégia de marketing para nova empresa resultante da fusão e liderei negócio de diversas categorias, ocupando posições de Diretoria com escopo nacional e internacional. Nos últimos anos, venho atuando como CMO de empresas de diferentes mercados e perfis, incluindo multinacionais e nacionais de capital familiar. Além disso, tenho experiência em atuar como consultor estratégico de marketing em projetos para grandes e médias empresas e também, mais recentemente, como conselheiro consultivo de uma agência internacional de branding/design com atuação sólida no Brasil (Team Creatif)
Projeto de destaque
Entre vários projetos relevantes ao longo da carreira, destaco a liderança do desenho e implementação da nova estratégia de marketing da BRF no contexto da fusão, que tinha como desafio reunir no mesmo portifólio as duas maiores marcas brasileiras de alimentos - Sadia e Perdigão - definindo papéis e posicionamentos claros, distintos e relevantes para ambas, de forma que a empresa como resultado da fusão pudesse ocupar maior espaço de valor no mercado do que as empresas antes ocupavam separadamente. Para isso foi necessário aprofundar estudos e pesquisas de mercado sobre as marcas e sobre a segmentação do mercado de alimentos no Brasil e no Mundo e definir posicionamentos estratégicos para ambas as marcas que as projetassem no futuro em territórios distintos e complementares, não apenas em termos de motivações de consumo atendidas mas também em termos dos desdobramentos de negócio, envolvendo para cada marca escopo de portifólio de categorias, arquitetura de sub-marcas, posicionamento de preço, escopo de atuação por região do país e mercados internacionais e por canal, plataformas de inovação de produto, novos sistemas de indentidade visual, plataformas de comunicação ao consumidor, incluindo início de processo de digitalização, etc. O projeto teve papel fundamental na definição do caminho a serem trilhados pelas duas marcas no anos seguintes a fusão, orientando a atuação estratégica nas diferentes categorias de produto que a BRF atua no Brasil e internacionalmente. Como resultado do projeto a marca Sadia especialmente fortaleceu-se bastante em termos de share, brand loyalty, com resultados recordes em 2014/15 no mercado brasileiro em termos de geração de EBITDA em 2014/15. 

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