Marcelo Assaf

Strategy
Principal expertise
Strategy
Perfils de empresas
Médio Porte, Grande Empresa, Multinacional
Industrias
Agropecuária, Alimentos, Bens de Consumo, Consultoria, Saúde
Áreas da empresa
Estratégia, Marketing, Produto
Empresa atual
Uno B+B (Owner)
Cargo
Diretor de marketing | CMO
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Unilever, Coca-Cola, BRF
Resumo da trajetória
Tenho uma carreira como executivo de marketing construída em papéis de liderança de marca, inovação, gestão de categorias (P&L) e trade marketing com passagens consistentes por empresas como Unilever, onde iniciei minha carreira, Coca-Cola, onde atuei em posições de field marketing e brand marketing, e BRF, na qual liderei desenho e implementação de estratégia de marketing para nova empresa resultante da fusão e liderei negócio de diversas categorias, ocupando posições de Diretoria com escopo nacional e internacional. Nos últimos anos, venho atuando como CMO de empresas de diferentes mercados e perfis, incluindo multinacionais e nacionais de capital familiar. Além disso, tenho experiência em atuar como consultor estratégico de marketing em projetos para grandes e médias empresas e também, mais recentemente, como conselheiro consultivo de uma agência internacional de branding/design com atuação sólida no Brasil (Team Creatif)
Projeto de destaque
Entre vários projetos relevantes ao longo da carreira, destaco a liderança do desenho e implementação da nova estratégia de marketing da BRF no contexto da fusão, que tinha como desafio reunir no mesmo portifólio as duas maiores marcas brasileiras de alimentos - Sadia e Perdigão - definindo papéis e posicionamentos claros, distintos e relevantes para ambas, de forma que a empresa como resultado da fusão pudesse ocupar maior espaço de valor no mercado do que as empresas antes ocupavam separadamente. Para isso foi necessário aprofundar estudos e pesquisas de mercado sobre as marcas e sobre a segmentação do mercado de alimentos no Brasil e no Mundo e definir posicionamentos estratégicos para ambas as marcas que as projetassem no futuro em territórios distintos e complementares, não apenas em termos de motivações de consumo atendidas mas também em termos dos desdobramentos de negócio, envolvendo para cada marca escopo de portifólio de categorias, arquitetura de sub-marcas, posicionamento de preço, escopo de atuação por região do país e mercados internacionais e por canal, plataformas de inovação de produto, novos sistemas de indentidade visual, plataformas de comunicação ao consumidor, incluindo início de processo de digitalização, etc. O projeto teve papel fundamental na definição do caminho a serem trilhados pelas duas marcas no anos seguintes a fusão, orientando a atuação estratégica nas diferentes categorias de produto que a BRF atua no Brasil e internacionalmente. Como resultado do projeto a marca Sadia especialmente fortaleceu-se bastante em termos de share, brand loyalty, com resultados recordes em 2014/15 no mercado brasileiro em termos de geração de EBITDA em 2014/15. 

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