Manuella Ferreira

Recursos Humanos, Operações
Principal expertise
Recursos Humanos,Operações
Perfils de empresas
Média (de 16 à 999 funcionários), Grande (acima de 1000 funcionários)
Industrias
Consultoria, Educação, Recursos Humanos
Áreas da empresa
Cultura, Liderança
Empresa atual
Gupy
Cargo
HR Partner
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Google, Tera, Gupy
Resumo da trajetória
Tenho experiência em gestão de programas/projetos e liderei equipes de operações. Há alguns anos fiz uma transição para fundar a área de Gente & Gestão de uma startup onde atuei como sócia.

Estabeleci a área do zero alinhando a estratégia de negócio com as necessidades de RH, e elaborando um roadmap que abordava tanto as dores imediatas quanto as metas de crescimento da empresa a longo prazo. Com meu time operei numa mentalidade de produto, criando versões iniciais (MVPs) de processos para toda a jornada do colaborador. Em seguida adotamos uma estratégia de melhoria contínua em que fomos desenvolvendo a proposta de valor, incorporando novas ferramentas, e melhorando nossos indicadores.

Tivemos resultados tangíveis como o crescimento de mais de 130% do headcount, a redução do SLA de recrutamento, experiência de candidato com NPS 80, e avanços nos indicadores de diversidade com acréscimos na representatividade de mulheres, pessoas pretas e pardas e membros da comunidade LGBTQIA+. Alcançamos também uma satisfação interna de clima que chegou a um E-NPS +70.

Durante este ciclo também fiz a implementação de modelos de gestão como autogestão (holocracia) e OKRs, a criação e administração de dashboards de RH que usavam tecnologia para garantir inteligência e escalabilidade da área e atuei como coach para o CEO e corpo executivo. 

Hoje atuo em uma scale up como parceira de RH para o time de Operações. O time de Operações é composto pelas áreas geradoras de receita como Pré Vendas, Vendas e CS e áreas de apoio como Planejamento, Business Analytics e Performance e tem aproximadamente 300 pessoas. Cuido de toda interface entre o time de People e a área de Negócio tentando convergir o roadmap de um com as dores e demandas do outro.

Em 01 semestre aumentamos o Score Pulses do time (que mede clima e engajamento) de 8.0 para 8.4, contratamos +80 novos Gupiers, e reduzimos o TO Voluntário em ~3%, além de melhorias nos rituais de gestão da liderança, planos de performance e progressão de carreira.

Projeto de destaque

Criação e escala de área de People em empresa de rápido crescimento; 
Modelos de gestão; 
Re-orgs e redução em momento de retração;


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