Olá,
Meu nome é Ana, sou graduada em Publicidade e Propaganda e possuo pós-graduação em Gestão de Mercados pela ESPM. Além disso, sou Conselheira Consultiva certificada pela Board Academy. Ao longo de vinte anos de carreira, desenvolvi uma profunda expertise em marketing, trabalhando diretamente com o desenvolvimento de estratégias de comunicação, elaboração de campanhas publicitárias e implementação de estratégias de mídia online e offline.
Minha experiência abrange a construção e o posicionamento de marca, estratégias de CRM e performance digital, aprimoramento da experiência do cliente tanto em pontos de venda físicos quanto online, e a execução de ações estratégicas para alavancar as vendas. Tenho uma vasta experiência no setor varejista, onde desenvolvi habilidades essenciais para adaptar estratégias de forma ágil, gerenciar pressões por resultados e navegar por mudanças constantes no mercado.
Liderando equipes de marketing seniores e diversificadas, tive a oportunidade de desenvolver mais de quinze novos líderes de mercado por meio de mentoria e consultoria interna, fortalecendo ainda mais minha visão holística de marketing e uma abordagem sistêmica do negócio. Minhas principais realizações incluem:
- Desenvolvimento de estratégias-chave de marketing durante a pandemia de COVID-19: Contribuí para o crescimento exponencial do e-commerce em número de vendedores e GMV na plataforma, posicionando Magalu como uma das marcas que teve melhor desempenho durante a crise através da implementação de estratégias de comunicação para impulsionar as vendas online da categoria de Mercado (não perecíveis), permitindo que as pessoas fizessem compras em casa. Introdução do canal Mobile Vendas, permitindo que os vendedores vendessem remotamente através do celular, recuperando parte do faturamento das lojas e contribuindo para a retenção do quadro de colaboradores. Lançamento do “Parceiro Magalu”, uma plataforma de marketplace B2B que impulsionou pequenos e médios varejistas a venderem seus produtos através da internet, resultando em um crescimento de mais de 130% no e-commerce em 2020. Em 3 anos, o Magalu foi a empresa que mais cresceu em número de sellers no Brasil, com melhoria de eficiência no CPL (custo por lead) em 80%.
- Liderança do Live Shopping da Black Friday em 2019 e 2020: O evento “Black das Blacks” foi uma iniciativa inédita no Brasil, um show ao vivo que uniu varejo e entretenimento, transmitido pela multiplataforma da Globo, trazendo reconhecimento à marca e impulsionando as vendas do evento no período competitivo da Black Friday.
- Lançamento da categoria Moda no Magalu em 2021: Contribuí para um crescimento de 500% no número de vendedores na plataforma e aumento de mais de 300% no GMV, posicionando a moda como uma das 3 categorias com maior número de visitas.
- Construção da avatar “Lu do Magalu”: Contribuí na construção do GCI Lu do Magalu no mais importante ativo da marca Magalu e na influenciadora virtual mais seguida do mundo, resultando na conquista de 16 prêmios internacionais em 2023, incluindo 3 Grand Prix (Effie Awards e Clio), 1 Cannes Gold Lion e mais de 12 prêmios globais.
- Liderança e execução do rebranding do Magazine Luiza: Transformação de uma marca tradicional de varejo com mais de 60 anos em Magalu, uma versão nova e digital mais curta, desenvolvendo um novo guia da marca, incluindo pilares, tipografia, aplicativos, brandbook e ativos de comunicação.
- Gestão da campanha “#Sai Zica” durante a Copa do Mundo de Futebol 2018: Com diversos desdobramentos criativos e ativações multiplataforma em diferentes canais de mídia, contribuí para o excelente desempenho das categorias de Imagem e Telefonia, com mais de 1 milhão de telas vendidas, tornando-se uma das marcas mais comentadas do Twitter Brasil sem ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol. Essa campanha conquistou prêmios como “Anunciante do Ano Caboré” e “Effie Awards”: Ouro na Categoria Varejo, Prata na Categoria Copa do Mundo de Futebol e Bronze na Promoção em 2018.
- Liderança do projeto de branded content "Missão Digital" em 2016: Um reality show sobre a Transformação Digital das famílias brasileiras, em parceria com a Globo e a Apple, evoluindo os atributos da marca mensurados através de pesquisas de tracking.
- Implementação do projeto pioneiro de mídia para lojas físicas em 2015: Denominado Magalocal, através da execução do LIA (anúncios de inventário local no Google) e Facebook Locations, uma comunidade pioneira de mais de 900 Gerentes Digitais, com cada loja física tendo sua própria fan page no Facebook. A equipe produzia conteúdos autorais e regionais e impulsionava o conteúdo com mídia, alavancando a venda do estoque específico da loja, melhorando a rentabilidade e eficiência da mídia da empresa.
- Liderança de uma operação de marketing em larga escala: Produção de mais de 500 comerciais de TV por ano, aproximadamente 10 por semana, mais de 3.000 comerciais de rádio por ano para diferentes regiões com ofertas diferentes, mais de 2.000 folhetos promocionais por mês, mais de 3.000 anúncios digitais por mês e 15 áreas demandando projetos de marketing simultaneamente, com aproximadamente 62 pontos de contato, mantendo um altíssimo grau de assertividade.
- Gestora de uma das mais diversas equipes da empresa: Acolhendo, incluindo e desenvolvendo profissionais representantes de diversos grupos, como mulheres, minorias, refugiados e indivíduos LGBTQIAPN+.
- Melhoria em 133% no NPS (Net Promoter Score) de 2021 para 2022, através de reuniões mensais, alinhamento de estratégias globais, integração de equipes, engajamento e reforço da cultura da empresa.
Com base nessa vasta experiência, estou oferecendo meus serviços como CMO as a Service, proporcionando consultoria de marketing personalizada e estratégica para empresas que buscam alavancar suas operações de marketing e alcançar novos patamares de sucesso. Estou à disposição para discutir como minha experiência e habilidades podem contribuir para o sucesso da sua empresa.
Atenciosamente,
Ana Paula Rodrigues
CMO as a Service
anapr.mkt@gmail.com