Sergio da Motta

Estratégia, Tecnologia
Principal expertise
Estratégia,Tecnologia
Perfils de empresas
Pequena (até 15 funcionários), Média (de 16 à 999 funcionários), Grande (acima de 1000 funcionários)
Industrias
Consultoria, Manufatura, Varejo
Áreas da empresa
Engenharia
Empresa atual
DaMotta
Cargo
Diretor Executivo
Cidade
São Paulo
Principais empresas
PwCC, IBM, Kyndryl
Resumo da trajetória

Profissional orientado pela visão do ciclo Envision-Realize, com sólida trajetória construída em escritórios de projetos,  PwCC, IBM e Kyndryl. Histórico de sucesso em empreendimentos internos e com clientes, atendendo empresas de vários setores, como Telecomunicações, Bancos, Indústria e Varejo, superando desafios nas Américas, Europa, Índia e Europa Oriental.  Consolidei metodologia para o ciclo de transformação de portfolio de produtos e clientes, construção de anti-fragilidade de operações e de infraestrutura tecnológica, gestão de riscos operacionais e redefinição de estratégias e abordagens de vendas.

Dominei tecnologias e tendências de ponta, avançando em Automação e transformação de processos, Sistemas Integrados, IA e Big Data, aprimorando habilidades em estratégias de desenvolvimento e implementação e planos de turnaround, desde o Planejamento até a Operação. Concretizei e implementei diferentes modelos de negócios (B2B, B2B2C e B2C), processos, cultura e transformações tecnológicas, alavancando engajamentos autênticos para viabilizar os objetivos de negócios dos clientes.

Me especializei na gestão de times diversos, multinacionais e multi-geracionais em processos de mudança e transformação.  Motivar, engajar, alinhar, orientar, liderar e gerenciar times e líderes de todos os tamanhos para alcançar objetivos significativos, saindo das suas zonas de conforto e enfrentando resistências e crenças limitantes é provavelmente a realização mais importante da minha vida executiva.  Orientar jovens e executivos em suas jornadas de liderança a enfrentar esses mesmos desafios é a atuação mais gratificante.

Acumulei múltiplos prêmios de vendas, de liderança e por trabalhos comunitários.
Projeto de destaque
Recuperação da motivação e engajamento de time de serviços após lay-off significativo que transferiu posições para serviços offshore, a transformação passou pela reunião de toda a liderança em sala única, adoção de métodos ágeis e significativa automação de processos, aumento em 40+ pontos do NPS e 50+ pontos no engajamento interno, além do incremento de ~15 pontos em margem e 30+ em receita.

Renegociação de 30% dos contratos de uma unidade de negócios depois de um spin-off, em curtíssimo espaço de tempo, sem provocar litígios legais ou trabalhistas.  Incremento de 40 pontos na margem e 30 na receita, com expansão do NPS para +90.

Revisão do portfolio de produtos de empresa de serviços, com nova segmentação de mercados alvo, canais de distribuição, estratégias de qualificação, diferenciais e benefícios. Nearshoring e offshoring de serviços. Turnaround de resultados operacionais e financeiros, com crescimento de renda, market share, engajamento do time e NPS. 

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