Leonardo Rico Bartz

Operações, Estratégia
Principal expertise
Operações,Estratégia
Perfils de empresas
Grande (acima de 1000 funcionários)
Industrias
Consultoria, Energia, Varejo
Áreas da empresa
Empresa atual
Ariston Consultoria
Cargo
Consultor
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Makro (SHV-Group), Halliburton, Unilever, Eisenmann (Pentanova), Delphi, MWM Motores
Resumo da trajetória
 Experiência em empresas globais de variados setores e culturas, incluindo Varejo, Indústrias Automotiva, Alimentícia, Farmacêutica, Energia e EPCs.
  
Expertise em:

1.    Encontrar soluções que garantam o aumento de rentabilidade, eficiência de processos e redução de custo com metodologia, tecnologia e profissionais qualificados. Utilizando-se de orçamento base zero, indicadores de performance e custo, 
2.    Avaliação da Cadeia de Suprimentos E2E: Análise e elevação do nível de maturidade, melhoria e redesenho dos processos e sub processos, foco na eficiência e desenvolvimento dos profissionais. 
3.    Redução de Custos (TCO): Reavaliação de contratos de fornecimento, seus escopos e condições, e simplificação das atividades da cadeia de abastecimento com aumento de qualidade. 
4.    Implementação de Tecnologia: Integração de sistemas ERP, data analytics e IA. 
5.    Modelos de SRM (Supplier Relationship Management): Desenvolvimento de relacionamentos estratégicos com fornecedores, planos de mitigação de riscos de abastecimento e redução da base de fornecedores não estratégicos. 
Gestão de Contratos: Metodologias para a administração de contratos e relações comerciais com terceiros, vendors e fornecedores 
Projeto de destaque
Contribui de forma significante para a venda de um projeto de EUR50M executado nos EUA, garantindo um diferencial competitivo em relação aos principais concorrentes. Defini a estratégia de fornecimento, realizei compromisso e pré acordo com fornecedores e a cadeia de abastecimento global, conectando todos os departamentos chaves da organização, Vendas, Engenharia, Compras, Gerenciamento de Projeto, Logística, etc definindo premissas e um plano claro para o sucesso da venda do projeto e posteriormente a execução dentro dos parâmetros de rentabilidade e  critérios contratuais.

 
Além disso, outros projetos de destaque incluem:
 Digitalização e Aplicação de Tecnologia para Gestão de Contratos de Terceiros:
 Resultado: Eliminação de serviços redundantes ou conflituosos, redução de custo por meio do agrupamento de serviços e redução da base de fornecedores. Gestão proativa de despesas com base em dados e indicadores, mitigando riscos de relacionamento com terceiros. Substituição ou eliminação de serviços/produtos por modelos modernos e disruptivos. 

 Aplicação dos Tradicionais E-Commerce nas Operações de Vendas e Entregas para Varejo: 
Resultado: Contratação assertiva, com receitas e despesas previsíveis e alinhadas com cenários e fornecedores predefinidos. Consideração de variáveis, modelos de cobrança, atendimento geográfico, capacidade e restrição dos E-commerce, impacto na margem, entre outros. 

 Aplicação e Adaptação dos Conceitos de Category Management para Aumento de Rentabilidade e Redução de Custos:
 Resultado: Aumento da rentabilidade na revenda de produtos ou redução de custos na compra de matéria-prima ou itens estratégicos (Capex / Opex). 

Análises de Make or Buy e Insourcing or Outsourcing:
Garantir decisões eficientes e alinhadas com os objetivos da organização, seja internalizando ou terceirizando processos. 

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